Bosch Home Comfort inaugurou o laboratório de indústria 4.0 “Factory Vision”
28 Abr 2023
Imagem
inauguration

A Bosch Home Comfort inaugurou, no passado dia 27 de abril, o laboratório de indústria 4.0 “Factory Vision” no seu centro de competência para tecnologias de indústria 4.0 instalado na fábrica de Aveiro. Este laboratório representa um investimento de mais de 1 Mio de Euros e encontra-se inserido no programa PRR ILLIANCE e vai permitir desenvolver, juntamente com a Universidade de Aveiro, e testar novas tecnologias e processos industriais para as linhas de montagem do futuro.
 
Esta infraestrutura é essencial para nos tornarmos ainda mais ágeis no fornecimento de novas linhas de montagem, projetadas desde o início para serem completamente digitais, integradas na nossa arquitetura de Tecnologias de Informação no setor industrial e completamente "chave na mão", ou seja, do controlo da máquina ao controlo da produção através do sistema MES, resultando numa gestão de linhas com indicadores calculados em tempo real automaticamente. Essa agilidade é particularmente importante num momento particularmente crítico: um momento de crescimento muito exigente e grandes desafios relacionados com a transição energética, com muitas novas linhas de montagem que sustentam um grande crescimento do negócio.
 
Os projetos em parceria com as universidades, por um lado, e os desenvolvimentos e inovações introduzidos pela nossa equipa, por outro, resultaram em conhecimentos científicos e tecnológicos que culminaram no desenvolvimento de novas soluções verdadeiramente modulares traduzidas num conjunto de processos aplicados na nossa visão fábrica do futuro Home Comfort, permitindo processos industriais verdadeiramente flexíveis, capazes de se adaptar rapidamente às novas exigências do mercado.
 
A "Factory Vision" é uma fábrica flexível e conectada
A "Factory Vision" e este laboratório destinam-se a satisfazer o crescimento, a competitividade e a dinâmica de mercado com que a unidade de negócios Home Comfort se depara.
Esta infraestrutura é uma pedra angular fundamental para o nosso Centro de Competência de Indústria 4.0, permitindo sustentar ainda mais uma estratégia de inovação integrada que envolve pesquisa e desenvolvimento em novos processos industriais, o desenvolvimento de sistemas de informação para suporte a decisões de gestão de operações, controle de qualidade e sistemas preditivos, entre outros.


A Agenda ILLIANCE é financiada pelo PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, componente C5-Capacitação e Inovação Empresarial, Agendas Mobilizadoras Para a Inovação Empresarial, no âmbito do Next Generation EU da União Europeia, no montante de € 116 093 956,60 e será concluída em dezembro de 2025.
 

Outras Notícias

Imagem
1ws tematico_2024_vf
24 Abr 2024
Decorreu ontem o 1º Workshop Temático da Agenda ILLIANCE

Decorreu no dia 23 de abril, pelas 14:30h, em formato online o 1º Worksho

Imagem
1 ws tematico v7
18 Mar 2024
1º Workshop Temático da Agenda ILLIANCE: Saúde e Conforto no Habitat | 23 abril

No dia 23 de abril pelas 14:30h irá se realizar o Workshop: Saúde e Conforto no Habitat

Imagem
2 encontro
13 Mar 2024
A Agenda ILLIANCE no 2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras

A Agenda ILLIANCE marcou presença com um espaço de exposição no 2.º Encontro Anual das