Apresentação Pública da Agenda ILLIANCE
17 Nov 2023
Imagem
sessao publica

No dia 15 de novembro, nas instalações da BOSCH TERMOTECNOLOGIA em Aveiro, decorreu a Sessão Pública de Apresentação da Agenda ILLIANCE.

A Agenda ILLIANCE, liderada pela BOSCH TERMOTECNOLOGIA, S.A. e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa endereçar o objetivo da neutralidade carbónica associada ao setor dos edifícios, por meio de uma abordagem que se baseia no desenvolvimento de tecnologias complementares associadas a três pilares fundamentais: saúde, conforto e sustentabilidade.

O consórcio da Agenda ILLIANCE é composto por 29 entidades, das quais 17 são empresas, 9 ENESII, 2 Clusters e 1 associação.

Esta sessão teve como objetivos principais apresentar a Agenda, os seus objetivos e trabalhos desenvolvidos até à data e ainda promover a reflexão sobre os Desafios da Descarbonização - Neutralidade Carbónica.

O evento arrancou com a sessão de abertura, que contou com a intervenção de Jónio Reis (BOSCH TERMOTECNOLOGIA), que assinalou a importância de uma indústria portuguesa forte, transformadora e resiliente face à necessidade dos mercados nacionais e internacionais.

De seguida, Nelson Ferreira (BOSCH TERMOTECNOLOGIA) apresentou a Agenda ILLIANCE, realçando não apenas os esforços dos diferentes parceiros da Agenda no desenvolvimento de soluções e produtos que visam a descarbonização e circularidade no setor dos edifícios, como também os frutos resultantes destes projetos, dentre os quais a estimada conceção e comercialização de novos produtos.

Após estas apresentações, seguiu-se o painelDesafios da Descarbonização - Neutralidade Carbónica”, que contou com a moderação de João Veloso (Universidade de Aveiro) e com a participação de António Ricardo Oliveira (OLI - Sistemas Sanitários), Paula Vilarinho (Universidade de Aveiro), Tiago Sacchetti (Bosch Industry Consulting) e Nuno Baptista (ADENE - Agência para a Energia).

Dos principais desafios enfrentados pela indústria portuguesa na descarbonização dos seus produtos e processos, foi destacada e debatida a desadequação de legislação e a falta de estabilidade nas regras para a medição de indicadores de sustentabilidade ao longo das diferentes cadeias de produção. Foi também mencionada a necessidade de adoção de tecnologia fidedigna e de mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento de novas soluções, e ainda os esforços associados à mudança de paradigmas no seio da indústria, que levam a constrangimentos na alteração de processos de produção.

Para além disso, sublinhou-se a implementação de tecnologias alternativas para estímulo da descarbonização do setor, dentre os quais o recurso ao hidrogénio verde, a captura de CO2 emitido, e a eficiência no uso de recursos da própria indústria.

A sessão de encerramento ficou a cargo de Eduardo Anselmo (CCDR Centro) que destacou a relevância da atração e retenção de conhecimento nas empresas portuguesas, promovendo sinergias entre ideias inovadoras e financiamento disponível na Região Centro para o fomento de conceitos e resultados palpáveis direcionados à neutralidade carbónica dos edifícios.

O evento culminou no Espaço Demonstrador Tecnológico, onde se realizou um momento de networking entre todos os participantes nesta sessão e no qual foi possível conhecer alguns dos produtos desenvolvidos no âmbito da Agenda, como novas Bombas de Calor, e Equipamentos de combustão com Hidrogénio, e ainda um conjunto de Dinâmicas Inovadoras e Inteligentes para os espaços domésticos que permitirão melhorar a eficiência energética das habitações, produzidos e apresentados pelos diferentes parceiros da Agenda ILLIANCE.

Outras Notícias

Imagem
1ws tematico_2024_vf
24 Abr 2024
Decorreu ontem o 1º Workshop Temático da Agenda ILLIANCE

Decorreu no dia 23 de abril, pelas 14:30h, em formato online o 1º Worksho

Imagem
1 ws tematico v7
18 Mar 2024
1º Workshop Temático da Agenda ILLIANCE: Saúde e Conforto no Habitat | 23 abril

No dia 23 de abril pelas 14:30h irá se realizar o Workshop: Saúde e Conforto no Habitat

Imagem
2 encontro
13 Mar 2024
A Agenda ILLIANCE no 2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras

A Agenda ILLIANCE marcou presença com um espaço de exposição no 2.º Encontro Anual das