Navegação estrutural
Trata da agregação de novos conhecimentos e da conceção, desenvolvimento e industrialização de novos produtos (e inerentemente processos), tecnologicamente inovadores, orientados para a eletrificação da economia (isto é, aquecimento/ar condicionado) incluindo a conceção, desenvolvimento e industrialização de bombas de calor (projeto crítico); o desenvolvimento de soluções para a eletrificação integral de contextos residenciais; a exploração de novos materiais e matérias-primas (incluindo componentes reciclados) para integração em equipamentos elétricos; a integração de componentes eletrónicos em materiais e matérias-primas. Estas soluções de alta tecnologia, apoiadas por fortes características inovadoras, visam gerar um impacto positivo na saúde e bem-estar.
A principal iniciativa é a materialização de uma nova fábrica de bombas de calor, com características inovadoras e elevado conteúdo tecnológico, competitiva no mercado global. Este investimento crítico visa posicionar a Bosch como líder mundial na exploração especializada desta tecnologia altamente eficiente, que é indispensável face aos objetivos de redução de emissões e da pegada de carbono, e à necessária promoção do conforto térmico. Este WP inclui soluções complementares para incorporação em produtos Bosch, por exemplo: soluções de vedação de cortiça para novas tecnologias de bombas de calor; soluções de incorporação de componentes eletrónicos em componentes de plástico; produção de EPS composto apenas por EPS reciclado. Além disso, no contexto do desenvolvimento de tanques para tecnologia de bombas de calor, propõe-se gerar conhecimento e desenvolver sistemas com capacidade para assegurar anti-corrosão em produtos tubulares metálicos.
Destacamos também a iniciativa "Eletrificação da casa a 100%" que inclui a criação de novos conhecimentos, produtos/processos que permitem a eletrificação das realidades residenciais (nomeadamente sustentadas em gás engarrafado) garantindo a escalabilidade e a facilidade de adoção. Esta iniciativa baseia-se na utilização de tecnologias/parcerias desenvolvidas no presente consórcio, estudando a sua implementação e viabilidade de introdução no mercado.
Desenvolvimento de novas soluções de bombas de calor altamente tecnológicas, em particular, uma nova plataformade elevada eficiência e baixo ruído, para climatização e aquecimento de águas quentes sanitárias.
A nova gama de bombas de calor é destinada a contextos residênciais e utiliza novos gases refrigerantes com reduzido efeito de estufa, nomeadamente, o gás propano, que até agora não tem sido tão utilizado como refrigerante de circuito fechado. O processo de desenvolvimento destes produtos assenta na exploração de processos produtivos inovadores através da automação, robótica colaborativa, sistemas de visão artificial e identificação automática, manuseamento automático, incluindo a utilização de tecnologias de machine Learning e inteligência artificial.
As bombas de calor introduzem uma solução inovadora de isolamento, que assenta na incorporação de cortiça e no desenvolvimento de formatos diferentes dos atuais (planos), com desempenho garantido nos equipamentos de implementação. A incorporação de cortiça para vedação a gás e agentes externos deve contribuir para os pressupostos de eficiência, desempenho e redução da pegada de carbono, até agora desconhecido, de um sistema de isolamento que garanta a incorporação de um material com uma pegada tão negativa.
Adicionalmente, com o objetivo de contribuir positivamente para a sustentabilidade e neutralidade carbónica nas diferentes fases da cadeia de valor, é esperado o desenvolvimento de produtos intermédios destinados a reforçar as atividades a jusante (ou seja, a embalagem) da produção de bombas de calor. Especificamente, o objetivo é o desenvolvimento/ aplicabilidade de uma solução inovadora que permite o fabrico de EPS 100% reciclado, garantindo as propriedades ótimas deste produto.