REVIGRÉS REFORÇA APOSTA NAS ENERGIAS VERDES
13 Nov 2023
Imagem
Revigres

Inauguração da segunda fase da Central Fotovoltaica para Autoconsumo

A segunda fase da instalação da Central Fotovoltaica de Autoconsumo da Revigrés, inaugurada em abril de 2023, permitiu reforçar a produção de energia limpa de 1,2GWh/ano para cerca de 4GWh/ano. Com esta aposta, perto de 20% da energia elétrica consumida nas unidades fabris da Revigrés provem de fontes renováveis, evitando a emissão de 1826 toneladas de CO2 por ano.

A Helexia foi a empresa parceira responsável pela projeção, concretização e implantação desta nova fase da central fotovoltaica, possibilitando à Revigrés a duplicação da sua capacidade de produção de energia limpa. Em funcionamento estão 7.328 painéis fotovoltaicos e uma potência de 2.9MWp, que resultam numa produção de energia solar de 4 GWh/ano.

Com o novo parque fotovoltaico é também possível uma redução nas emissões de CO2 em 1826 toneladas/ano, o que corresponde à plantação de cerca de 47 mil árvores.

A segunda fase da instalação da Central Fotovoltaica de Autoconsumo da Revigrés envolveu um investimento de 1.3 milhões de euros realizado ao abrigo do Projeto “Agenda ILLIANCE” [C644919832-00000035 | Projeto nº 46], financiado pelo PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Next Generation EU da União Europeia.

 

Uma Política Ambiental estruturada

A atividade da Revigrés é apoiada por uma política ambiental estruturada assente na inovação e num comportamento eco-eficiente que se reflete nos principais indicadores do seu desempenho ambiental.

Destacamos: a opção pelo ECODESIGN, um plano e processo produtivo mais eficiente que permite uma redução nos impactos ambientais; a valorização de 98% dos resíduos que resultam do processo produtivo, incorporados diretamente na produção e noutros processos fabris; a reutilização da totalidade das águas residuais industriais e otimização do consumo de água; a utilização de embalagens recicladas; a reciclagem do plástico desperdiçado no processo de embalagem e armazenagem; e a gestão das emissões de CO2 e implementação de medidas para a sua redução.

O Rótulo A+, presente em todas as embalagens, atesta que seus os produtos não libertam emissões de COV (Compostos Orgânicos Voláteis), classificação que vem reforçar as preocupações da empresa em contribuir para um ambiente mais saudável.

A Revigrés é também a primeira empresa portuguesa do setor de revestimentos e pavimentos cerâmico a apresentar Declarações Ambientais de Produto (tipo III) - segundo a Norma ISO 14025 e EN 15804 - que atestam o impacto dos seus produtos e processos na saúde humana, ecossistemas e consumo de recursos materiais e enérgicos.

Outras Notícias

Imagem
1ws tematico_2024_vf
24 Abr 2024
Decorreu ontem o 1º Workshop Temático da Agenda ILLIANCE

Decorreu no dia 23 de abril, pelas 14:30h, em formato online o 1º Worksho

Imagem
1 ws tematico v7
18 Mar 2024
1º Workshop Temático da Agenda ILLIANCE: Saúde e Conforto no Habitat | 23 abril

No dia 23 de abril pelas 14:30h irá se realizar o Workshop: Saúde e Conforto no Habitat

Imagem
2 encontro
13 Mar 2024
A Agenda ILLIANCE no 2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras

A Agenda ILLIANCE marcou presença com um espaço de exposição no 2.º Encontro Anual das