Reunião Kick-off da Agenda ILLIANCE
17 Mar 2023
Imagem
noticiakickoff

A primeira reunião formal dos parceiros da Agenda PRR ILLIANCE, iniciativa lançada pela Bosch Termotecnologia SA a pensar nos desafios atuais e futuros, especialmente no setor da energia aplicada aos edifícios, e envolvendo dezenas de entidades, decorreu a 17 de março, pelas 14h00, nas instalações da Bosch Termotecnologia, SA. 
A Bosch Termotecnolgia desafiou outras empresas bem conhecidas do panorama nacional, startups, academias, clusters e associações relacionadas com o setor a juntarem-se a esta iniciativa. Juntos construíram uma visão com o compromisso de investir fortemente em I&D aplicada à inovação de produtos para o setor, e em novos processos industriais e equipamentos mais sustentáveis, culminando em novos produtos e serviços tecnologicamente avançados para conquistar os mercados mundiais.
A Agenda PRR ILLIANCE consubstancia-se num ecossistema dinâmico de projetos integrados que visam endereçar o objetivo de neutralidade carbónica associada ao setor dos edifícios, que representam cerca de 40% das emissões globais de CO2 (fonte: Eurostat 2021). A abordagem adotada assenta no desenvolvimento de tecnologias complementares associadas a três pilares nucleares: a saúde, o conforto, e a sustentabilidade. A estrutura funcional da Agenda ILLIANCE, desenvolvida numa lógica integrada de especialização, incide sobre a conceção, desenvolvimento e industrialização de novas tecnologias, no domínio da eletrificação da economia e exploração de energia elétrica sustentável e/ou renovável (e.g. bombas de calor), da exploração do hidrogénio verde enquanto fonte de energia (e.g. equipamentos híbridos de combustão de H2), da exploração de novos modelos e soluções inteligentes de gestão energética, eficiência, funcionalização e performance dos edifícios.
Nelson Ferreira, responsável internacional pela área da Indústria 4.0 e diretor do projeto ILLIANCE, refere que são esperados 85 novos produtos como resultado desta parceria e enquadra a parceria ILLIANCE. “Para além do desenvolvimento de uma área já abordada no projeto Smart Green Homes, caso do controlo inteligente nos edifícios e conforto associado, os trabalhos da Agenda ILLIANCE amplia-se a outras áreas, nomeadamente, eficiência energética dos edifícios – construção e renovação com novos materiais – e outras, como a saúde dos ocupantes, em que se monitorizam parâmetros caraterizadores da saúde dos ocupantes, e a área de industrialização inteligente – processos automatizados e robotizados de produção, tecnologias de Indústria 4.0 e processos industriais sustentáveis”.
“A Bosch tornou-se, em 2020, a primeira entidade industrial neutra em termos de emissões de carbono, como tal, trouxemos este tema para a agenda, de modo a que todos os parceiros industriais possam beneficiar desse princípio e contribuir para a descarbonização da sociedade”, acrescenta Nelson Ferreira.
Do ponto de vista da Bosch Termotecnologia o projeto “significa uma transformação e crescimentos muito grandes na empresa” considera Jónio Reis, Vice-Presidente para a Unidade de Negócios de Águas Residenciais da Bosch. Trata-se, explica, de preparar a empresa, de dirigir o desenvolvimento e a produção no sentido de uma ainda maior descarbonização e sustentabilidade. “O trabalho realizado até agora já permite avançar com a ampliação da área industrial, tornando Cacia a principal unidade de produção de bombas de calor da Bosch, implicando um aumento de centenas de postos de trabalho dedicados ao desenvolvimento e à produção. O objetivo é ampliar o mercado de bombas de calor – sem consumo de gás -, tornando-as mais apetecíveis para os mercados do sul da Europa, fazendo com que passem a ser produtos mais eficientes e com valores de aquisição mais baixos para o consumidor final”, refere o responsável.
A Agenda ILLIANCE, ref. C644919832-00000035, Projeto nº46, é uma Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial, financiada pela componente C5 do PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Next Generation EU da União Europeia. O investimento total excede os 136 milhões de euros, dos quais 57 milhões serão investidos em I&D.
O consórcio é constituído por:

  • Dezoito empresas: Bosch Termotecnologia S.A. (Líder); Amorim Cork Composites, S.A.; António Meireles S.A.; Bandora Systems, Lda.; Bosch Security Systems – Sistemas de Segurança, SA;  Cleanwatts Digital, S.A.; CS Plastic, LDA; EDP Comercial – Comercialização de Energia, SA; Extrusal – Companhia Portuguesa de Extrusão, S.A.; Infogene, LDA; Maxoplás - Plásticos & Engenharia, LDA; Microplásticos, S.A.; OLI – Sistemas Sanitários, S.A.; Petibol – Embalagens de Plástico S.A.; Revigrés – Indústria de Revestimentos de Grés, LDA; Saint-Gobain Portugal, S.A.; Tankpor - Reservatórios, LDA; Têxteis Penedo, S.A..
  • Nove entidades não Empresariais  do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII): CENTITVC – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos , Funcionais e Inteligentes; CITEVE – Centro Tecnológico das Industrias Têxtil e do Vestuário de Portugal; I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto – Associação; Instituto de Soldadura e Qualidade; Instituto Pedro Nunes – Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia; Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (LIN); Smart Energy Lab – Association; Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra.
  • Dois clusters: Cluster Habitat – Associação Plataforma para a Construção Sustentável; TICE.PT – Associação para o Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.
  • Uma associação: Inovadomus – Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro.

Outras Notícias

Imagem
1ws tematico_2024_vf
24 Abr 2024
Decorreu ontem o 1º Workshop Temático da Agenda ILLIANCE

Decorreu no dia 23 de abril, pelas 14:30h, em formato online o 1º Worksho

Imagem
1 ws tematico v7
18 Mar 2024
1º Workshop Temático da Agenda ILLIANCE: Saúde e Conforto no Habitat | 23 abril

No dia 23 de abril pelas 14:30h irá se realizar o Workshop: Saúde e Conforto no Habitat

Imagem
2 encontro
13 Mar 2024
A Agenda ILLIANCE no 2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras

A Agenda ILLIANCE marcou presença com um espaço de exposição no 2.º Encontro Anual das