Navegação estrutural
A Universidade de Aveiro acolheu, no passado dia 24 de setembro, a segunda Sessão Pública Intermédia da Agenda Mobilizadora ILLIANCE, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta Sessão Pública, com o tema “Contributo para a Competitividade e Resiliência da Economia Portuguesa", pretendeu dar a conhecer os resultados alcançados até à data no âmbito desta Agenda, e promover a reflexão sobre o seu contributo para a competitividade e resiliência da economia portuguesa.
O evento teve início com a sessão de abertura, conduzida por João Veloso, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, que destacou a relevância da cooperação entre a academia, a indústria e as instituições públicas.
Seguiu-se a intervenção de Nelson Ferreira, responsável internacional Indústria 4.0 na BOSCH Termotecnologia, que abordou os desafios da competitividade e da inovação tecnológica no âmbito da Agenda ILLIANCE.
Marta Marques, Coordenadora da UACOOPERA, encerrou a sessão inaugural reforçando o papel da Universidade de Aveiro como motor de inovação colaborativa.
Após estas intervenções seguiu-se o painel “Impulsionar a Competitividade e a Resiliência Económica através de I&D e Inovação: O Papel Estratégico das Agendas Mobilizadoras do PRR”, moderado por Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR.
Este painel contou com a participação de representantes de cinco Agendas Mobilizadoras: Nelson Ferreira (ILLIANCE), António Braz Costa (TEXP@CT), Nuno Rocha (NEW SPACE PORTUGAL), Ana Machado Silva (VIIAFOOD) e José Carlos Caldeira (PRODUTECH R3).
A partilha de experiências das várias Agendas PRR sublinhou a importância da investigação, da inovação e do investimento no reforço da competitividade nacional.
O evento culminou no Espaço Demonstrador Tecnológico, onde se realizou um momento de networking entre os copromotores da Agenda e os restantes participantes na sessão. Neste espaço foi possível conhecer alguns dos produtos, processos e serviços que estão a ser desenvolvidos no âmbito da Agenda ILLIANCE, por parceiros como a Bosch, CeNTI, CITEVE, OLI, Revigrés e Universidade de Aveiro.
Estes produtos permitirão, entre outros fatores, aumentar a eficiência energética dos edifícios, melhorar o conforto e promover a sustentabilidade dos espaços construídos.
Com o foco nos seus três pilares, saúde, conforto e sustentabilidade, a Agenda ILLIANCE reafirma-se como um contributo essencial para a transição energética e para a neutralidade carbónica no setor da construção em Portugal.
Outras Notícias
Uma equipa da Bosch Termotecnologia foi distinguida com o prémio internacional da Bosch - Bosch Digital X-PER
No âmbito da Agenda ILLIANCE, a UA desenvolveu um sistema de acionamento sem fios para equipamentos sanitários,
Foi lançada no passado dia 30 de junho a quinta newsletter da Agenda ILLIANCE.